MENU

Apresentação

O II Encontro de Antropologia e Imagem da UFMA vem ocupar uma lacuna na difusão da produção antropológica visual realizada por pesquisadores acadêmicos e produtores culturais da fotografia e do audiovisual no Maranhão incorporando, ainda, a produção realizada em outros estados, especialmente das Regiões Norte e Nordeste.

Um dos objetivos deste Evento é proporcionar reflexões entre alunos, docentes, pesquisadores e produtores culturais, sobre as produções audiovisuais pautadas nas realidades étnicas, sociais e culturais regionais e nacional.

Os estudos e pesquisas em Antropologia Visual, História do Cinema e da Fotografia e campos correlatos encontram-se consolidados em grande parte das Universidades brasileiras, tanto em nível de graduação como nos programas de pós-graduação e núcleos de pesquisa.

O interesse crescente do corpo discente e docente da UFMA em desenvolver pesquisas e estudos relacionados à Antropologia Visual se reflete na elaboração de monografias de graduação e dissertações de mestrado produzidas por alunos destes cursos abordando temas vinculados à relação entre imagem, cultura e sociedade.

Em sua primeira edição, o Encontro de Antropologia e Imagem da UFMA, com o tema Memória, Políticas, Culturas Étnicas e Populares, ocorrida entre 14 e 16 de dezembro de 2016, abordou as relações entre cultura, imagem e segmentos étnicos e sociais, através de palestras e mesas redondas, sessões de comunicação oral, oficinas e minicursos, exposições fotográficas e mostras de filmes etnográficos, tendo contado com a participação de importantes docentes, pesquisadores e profissionais da Fotografia e do Audiovisual no Brasil.

Durante as sessões de comunicação oral foram apresentados resultados  de pesquisas desenvolvidas por alunos da UFMA, UEMA, IFMA e outras instituições de ensino superior locais e de outros Estados.

O II Encontro de Antropologia e Imagem da UFMA: Crise Sanitária e Empoderamento Étnico e Social ocorrerá de forma virtual nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2022, tendo como objeto central a produção do conhecimento antropológico visual no contexto brasileiro atual. Serão abordados os impactos causados pela pandemia da Covid-19 nas práticas culturais e na vida cotidiana de grupos étnicos (indígenas, quilombolas e outros) e populares, bem como nas atividades econômicas em que se encontram inseridos, como o turismo, a produção artesanal e outras. O enfrentamento a esses condicionantes e o empoderamento da mulher nestes grupos étnicos e sociais são temas prioritários do Evento.

O II  EAIMA-UFMA ocorrerá de modo virtual, por meio do Canal Institucional da UFMA, no YouTube (youtube.com/ufmaoficial), onde serão transmitidas as palestras, mesas redondas e as mostras de filmes etnográficos. As sessões de comunicação oral e os minicursos ocorrerão por meio da plataforma Google Meet.

Os ensaios fotográficos ficarão expostos neste site durante a realização do Evento.